segunda-feira, 14 de junho de 2010

De olho nas eleições

Esta eleição, mas especificamente a corrida presidencial, possui características singulares em relação aos cinco pleitos realizados desde o período de redemocratização do país em 1985. Possui informações curiosas e alarmantes sobre a situação do cenário político brasileiro atual.

Trata-se de uma eleição com poucas opções de candidato. Até esta semana, e provavelmente até o período efetivo da campanha oficial (6 de julho) , existe apenas três candidatos a presidência. Onde há duas mulheres como candidatas ao governo, Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV), sendo que pela primeira vez uma delas é apontada como favorita para disputar o segundo turno com o terceiro candidato José Serra (PSDB).

Outra questão é fato de que mesmo sendo uma disputa entre apenas três candidatos, até o momento, esta será umas das eleições mais caras da história. As campanhas dos candidatos compõem a produção e gravação de rádio e TV, pesquisas eleitorais, panfletos, viagens, alimentação, assessoria de imprensa, advogados, comícios e de manutenção de comitês espalhados pelo país.

Segundo especialistas, a próxima eleição deve girar oficialmente pelo menos 2 bilhões de reais; as campanhas presidenciais não sairão por menos de 160 milhões de reais por candidato. Caso tal previsão se confirme, em 2010 serão gastos 500 milhões reais a mais que a soma de tudo que os candidatos declararam ao Tribunal Superior Eleitoral nas ultimas eleições, lembrando que havia sete políticos na disputa a presidência.

Tanto dinheiro aplicado para o que povo, compre a idéia do candidato sem ao menos mastigar a informação. Como em um restaurante Fast Food, onde o alimento é caro e mesmo assim, as pessoas o compram para saciar a fome daquele momento. Os brasileiros têm fome de soluções para os problemas vividos, pressa de que as mudanças realmente ocorram. E estão pagando um alto preço há muito tempo.

Por isso campanhas que são carregadas de promessas e compromissos, mais do que isso de super produções, pagas com o nosso dinheiro são aquelas que o publico consome sem refletir se de fato, o que é parte do plano de governo do candidato.

Plano de governo que é acessível a todos, mas pouco divulgado, pois o que mais interessa nessa corrida é a imagem que você tem do político, ao invés de seus atos e até mesmo de sua ficha. Esta que de acordo com o projeto aprovado no Senado Federal no dia 19 de maio de 2010 por votação unânime, tem que ser limpa!

Além desses pontos, o que se observar também a forma com que essa disputa envolve apoios e desavenças políticas, muito mais do que interesses da população. Como por exemplo, Marina Silva, quando Ministra do Meio Ambiente, enfrentou diversos embates políticos com a Ministra do desenvolvimento Dilma Rousseff, atual candidata do presidente Lula, ops, do PT, por causa da construção de uma hidrelétrica em áreas de reserva ambiental.

É preciso observar as cartas que foram postas a mesas do eleitor. Mais do que propagandas políticas, ler sobre as histórias dos candidatos, não somente as contadas por eles mesmos, mas a vivida pelo povo ao longo dos anos. O eleitor precisa querer se alimentar de um belo prato, que além de bonito, é nutritivo.
Indo as urnas decidido, sem condicionar o voto ao que diz as pesquisas encomendadas, a palavra já diz: encomendadas!

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